Voltar
0 Comentários
210 Visualizações
Joerly
Joerly
O que é mesmo "otimizar"?

O Corte Certo é um otimizador de planos de corte. Ok. Mas você sabe o que é otimizar?

Se não sabe, fica a dica: você otimiza o tempo todo e nem percebe. Otimiza quando escolhe o melhor trajeto para chegar até o trabalho, pegando atalhos, desviando do trânsito, etc. Quando cozinha, quando faz a faxina, quando organiza o seu dia de trabalho.

Mesmo assim, até pouco tempo atrás a palavra “otimizar” nem sequer constava nos nossos dicionários, embora já fosse aceita pelos países de língua inglesa, espanhola e francesa, entre outros. Havia o argumento de que já tínhamos uma palavra tão boa quanto: melhorar.

Faz algum sentido em muitos casos, menos quando o tempo melhora, a sua saúde se recompõe, a sua aparência fica mais sadia e agradável, as suas vendas crescem por causa do seu ânimo e, com mais dinheiro, a sua família fica mais feliz. Tudo melhorou, mas dificilmente dá para dizer que algo foi otimizado.

Bom, mas como o dono das palavras (não o dicionarista, mas o povo) não costuma tomar parte nessas discussões, quando se viu, a internet já estava inundada com o termo. Ele ganhou muita força com o crescimento da informática, já que o principal objetivo dos softwares sempre foi o de “melhorar” alguma coisa “de modo a ser mais simples e o mais rápido possível”, como define “otimizar” o dicionário Aulete. A definição do Michaelis de “tornar ótimo” é mais condizente com a palavra, mas nem sempre seu objetivo é alcançável. O que se espera é uma melhora com o objetivo de alcançar o máximo.

Mais que melhorar, otimizar implica uma estratégia, um raciocínio para chegar a um meio-termo entre determinadas restrições, maximizando os fatores desejados e minimizando os indesejados.

Então temos que a otimização depende da inteligência humana, enquanto a melhoria pode depender de o tempo ficar bom, o qual, por sua vez, ajuda na cura da doença e no consequente aspecto saudável da pessoa. Entendida essa diferença, é inegável que o resultado da otimização é a melhoria de algo — tanto é que o antônimo para otimizar seria... piorar!

Pensando mais objetivamente em otimizar como resultado de técnicas matemáticas, a meta será encontrar os valores máximos e mínimos. Ou seja, os valores ótimos.

Quem pensa especificamente no Corte Certo, geralmente pensa em melhorar o rendimento da matéria-prima. Mas é só isso?

O programador coloca na mesa outras possibilidades, tais como velocidade do cálculo e velocidade do processo de corte. Em algumas situações o software poderia ficar testando soluções durante dias, então o programador precisa tomar a decisão (também baseada em cálculos matemáticos) de interromper os cálculos e apresentar a melhor solução encontrada até o momento da interrupção. Terá sido a melhor solução possível? Nem sempre. Mas terá sido uma ótima solução dentro de um prazo mínimo aceitável. Da mesma forma, o cálculo pode buscar produzir muitos planos de cortes iguais, porque isso acelera o processo de corte e minimiza os erros. Se o tipo de material (MDF, por exemplo) permitir empilhamento desses planos iguais, o processo será acelerado ainda mais, muitas vezes compensando a eventual perda de material.

Além disso, outros objetivos vão se agregando, seja como consequência ou como complemento. Por exemplo: melhoria na organização, através da padronização da documentação gerada pelo programa; auxílio na precificação; auxílio no controle dos pedidos; auxílio em processos industriais; auxílio na compra de matéria-prima; auxílio na venda; redução de desperdício; e aumento de lucratividade.

Eventualmente o usuário poderá decidir sacrificar um pouco do objetivo de alcançar o melhor aproveitamento possível do material em troca de otimização do processo de corte, ou seja, o ganho de tempo no uso da máquina de corte, da mão de obra disponível para o trabalho, do tempo de estoque da matéria-prima, etc.

Dessa forma, também esse usuário estará utilizando a sua inteligência para obter o melhor na relação custo-benefício para maximizar a eficiência e a velocidade, ou a melhor performance geral possível. Em outras palavras, estará otimizando.

Adaptado de texto originalmente publicado, no Glossário do site do Corte Certo.
0 Comentários
210 Visualizações
Comentar